Tempo de Advento

28
Nov
Publicado em: Eventos por


A COROA DE ADVENTO

A Coroa de Advento tem a sua origem em uma tradição europeia pagã. Ou seja, vem de antes do cristianismo. No inverno, se acendiam algumas velas que representavam o “fogo do deus sol”, com a esperança de que a luz e o seu calor voltassem após o inverno. Os primeiros missionários cristãos aproveitaram esta tradição para evangelizar. Eles partiam de costumes tradicionais do povo para ensinar-lhes a fé cristã. Assim, a coroa tem uma grande quantidade de símbolos que apontam à fé cristã.

A FORMA – O círculo – não tem princípio, nem fim – é sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio, sem fim. Consequentemente refere-se também ao nosso amor para com Deus e o próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma ideia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, uma grande “aliança”.

RAMOS – O verde é a cor da esperança. Em meio ao inverno europeu, o verde é a cor da vida que renasce. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa jornada. Muitas bênçãos foram derramadas pelo Senhor Jesus, em sua primeira vinda. Agora, com esperança renovada, aguardamos a consumação na sua segunda e definitiva volta.

VELAS – As quatro velas da coroa simbolizam os quatro domingos de Advento. No início, a coroa está sem luz e sem brilho. Isso recorda a experiência da escuridão do pecado. À medida que se vai aproximando o Natal, vamos, ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em nosso meio do Senhor Jesus – a luz do mundo – que dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada.

Nos domingos de Advento é costume que as famílias e as comunidades se reúnam em torno da coroa para prestar culto a Deus. A sugestão é que se faça uma liturgia bem simples. Todos se colocam em volta da coroa. Acende-se a vela que corresponde à semana em questão, acompanhando, se possível, de um canto. É feita a leitura de uma passagem da Bíblia, própria do tempo do Advento com uma breve reflexão.

OUTRAS SUGESTÕES:

a)  Recomenda-se fazer a coroa de Advento em família, aproveitando a ocasião para ensinar às crianças o sentido e o significado de tal símbolo de Natal.

b) A coroa deverá estar em um lugar privilegiado da casa, de preferência onde seja facilmente visível a todos, recordando assim a vinda cada vez mais próxima do Senhor Jesus e a importância de se preparar bem para este momento.

c) É conveniente fixar um horário para se fazer o culto e/ou meditação de Advento de maneira tal que seja uma ocasião familiar e ordenada, com a participação consciente de todos.

d) Recomenda-se repartir as funções de cada membro da família e/ou comunidade durante a liturgia. Um pode ser o que acende a vela, outro o que lê a passagem bíblica, outro que faz a oração, outro que faz algum comentário…

Por fim, a ideia é que todos possam participar e que seja uma ocasião de encontro familiar.

Pastor Euclécio Schieck

(Comunidade Martin Luther – Garuva/SC)



Deixe um comentário

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress