Prega√ß√£o – 02/12/2012 – 1¬ļ Domingo de Advento

1 Tessalonicenses 3.9-13

Jeremias 33.14-16; Lucas 21.25-36

Ano C ‚Äď 1¬ļ Domingo de Advento ‚Äď 02/12/2012

Pastor Alberto Gallert

Advento

Saudação inicial

‚ÄúQue a gra√ßa e a paz de Deus, o nosso Pai, estejam com voc√™s!‚ÄĚ (1 Tessalonicenses 1.2b) Am√©m.

Introdução

Prezados Irm√£os e irm√£s! Iniciamos hoje mais um ano lit√ļrgico com o 1¬ļ Domingo de Advento. Deus nos proporciona, atrav√©s do Advento, um novo come√ßo, o in√≠cio de novos tempos.

Advento não significa apenas espera de algo que está por vir, como poderia se supor, mas também é parusia, palavra grega que significa presença, chegada. Início da presença de Deus em nosso meio. Deus mesmo vem e permanece conosco, em nosso meio.[1]

A palavra Advento era usada na antiguidade para designar a presença de um rei ou senhor, ou também do deus ao qual se presta culto e que presenteia seus fiéis no tempo de sua parusia (chegada, presença). Isso quer dizer que quando nos reunimos em culto estamos vivenciando o Advento, pois invocamos seu Santo Nome e nos reunimos na Sua presença.[2]

O Advento significa o início da presença do próprio Deus em nosso meio. A presença de Deus no mundo já começou e Ele já está presente de uma maneira oculta. Advento também lembra que sempre de novo Deus vem e quer estar conosco em nosso meio. Lembra a primeira vinda de Jesus Cristo e nos prepara para a segunda vinda de Cristo para instaurar definitivamente os novos tempos de paz, amor, justiça, o Novo Céu e a Nova Terra, onde viveremos definitivamente na plenitude da presença de Deus.

Textos Bíblicos

No texto que lemos hoje (Jeremias 33.14-16), O profeta anuncia que Deus vai irromper um novo tempo escolhendo e enviando um verdadeiro descendente do Rei Davi para governar o seu povo com sabedoria fazendo o que é direito e justo e para salvar o povo de Israel. O profeta anuncia a esperança do que está por vir e a certeza de que Deus vê e ouve o clamor de seu povo, e que age em seu favor.

No texto do Evangelho que lemos hoje (Lucas 21.25-36) constatamos, por um lado, que Deus já cumpriu sua promessa anunciada através do profeta Jeremias enviando seu próprio Filho para estar conosco. Deus já irrompeu esse novo tempo de paz, amor e justiça em Nosso Senhor Jesus Cristo, Emanuel = Deus conosco! Por outro lado, Jesus conclama a todos para estarmos preparados para um novo tempo em que Deus vai instaurar definitivamente o seu Reino e nos reunirá na plenitude da sua presença.

Vivemos na certeza de que Deus j√° est√° conosco e na espera de um novo tempo em que viveremos plenamente na presen√ßa de Deus. Assim como o lusco-fusco dos raios solares anunciam um novo amanhecer j√° temos a certeza de que est√° chegando um novo dia. Assim como o cheio da torta/dos biscoitos assando nos enchem de esperan√ßa de que vamos com√™-los. Assim como a carta/e-mail de uma pessoa querida anunciando a sua chegada j√° nos enche de alegria e √Ęnimo e nos faz preparar a casa para receber a t√£o esperada visita. Assim tamb√©m √© o Advento que vivemos. Vivemos na certeza de que Deus j√° est√° conosco e na alegria da espera de sua chegada definitiva. Este √© um tempo de prepara√ß√£o.

Novos tempos j√° agora

A 1¬™ carta do Ap√≥stolo Paulo aos Tessalonicenses que lemos hoje (1 Tessalonicenses 3.9-13) nos d√° esse par√Ęmetro. O Ap√≥stolo se alegra por estar pr√≥ximo o dia em que estar√° junto daquela comunidade, se alegra sabendo que eles j√° est√£o vivendo na presen√ßa de Deus, atrav√©s de Nosso Senhor Jesus Cristo, e alegra √†quela comunidade com o an√ļncio de sua chegada. Ele anima √†quela comunidade a continuar vivendo no amor que vem de Deus, na dedica√ß√£o total a Deus e no conv√≠vio entre irm√£os e irm√£s, estando assim preparados para o dia em que estaremos todos na plenitude da presen√ßa de Deus em seu Reino.

Saudação final

‚ÄúQue a gra√ßa de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com voc√™s!‚ÄĚ (1 Tessalonicenses 5.28) Am√©m.


[1] Conforme Instituto Humanitas Unisinos (IHU), Um novo amanhecer (Lc 21,25-28.34-36), publicado em www.cebi.org.br. Link: http://www.cebi.org.br/noticia.php?secaoId=1&noticiaId=3535

[2] Idem, ibidem.

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress