Batismo

A missão da Igreja de Jesus Cristo inclui fazer discípulos, batizá-los e ensiná-los (confira Mateus 28.18ss).

O Batismo ordenado por Jesus é carregado de significado. Ele comunica (dá testemunho) o amor de Deus, a Sua vontade salvadora para todas as pessoas, e a essência comunitária da fé cristã.

Como funciona o batismo na CECLB?

A) No caso de membros da CECLB

– Conversar com o Pastor
– Convidar padrinhos (50% devem ser membros da IECLB)
– Agendar o batismo (preferencialmente no 1¬ļ e 3¬ļ domingos de cada m√™s)
– Providenciar documentos
РDiálogo de preparação ao batismo com pais e padrinhos

B) No caso de adultos ainda n√£o batizados

– Conversar com o Pastor
РFazer o curso de Profissão de Fé
– Tornar-se membro da CECLB
– Agendar o batismo

Leia mais:

1. Por que batizamos?

Deus estabelece a alian√ßa – Batizamos porque Deus quer dar nova vida a todos.¬†Cristo nos enviou com a tarefa de fazer disc√≠pulos de todas as na√ß√Ķes, batizando-os em nome de Deus Pai, Filho e Esp√≠rito Santo, e ensinando-os a guardar todas as coisas que Cristo ordenou.¬†No batismo em nome do trino Deus nos √© oferecida a gra√ßa de Deus que nos faz seus filhos e suas filhas e nos motiva a viver em comunidade.

2. Que nos d√° Deus no batismo?

Nova vida em Cristo РPelo batismo participamos da vida, morte e ressurreição de Cristo por nós. Somos marcados por sua cruz, que é a vitória sobre o nosso fracasso e o ponto de partida para um novo começo. Aceitos por graça, somos chamados a andar em novidade de vida, oferecendo-nos a Deus como instrumentos de justiça.

3. Por que batizamos com √°gua?

√Āgua comunica morte para o pecado – A √°gua que usamos no batismo, unida √† palavra de Deus, nos comunica que morremos para o pecado e ressurgimos mediante o lavar regenerador do Esp√≠rito Santo, para uma vida nova a cada dia.

4. Quem é batizado?

Crianças e pessoas adultas РBatizamos as crianças, porque a graça de Deus vem ao nosso encontro sem que a tenhamos merecido, solicitado ou entendido. Esta graça quer ser abraçada na fé, tanto por parte dos pais e padrinhos quanto, posteriormente, pela criança. A fé, contudo, é despertada e mantida, até o fim bem-aventurado, pelo Espírito Santo. Neste mesmo sentido, após o devido preparo, também batizamos pessoas adultas, que professam sua fé nesta ocasião. Tal batismo não requer o ato posterior da confirmação. Na reunião de irmãos e irmãs РBatizamos na igreja, durante o culto, ou, excepcionalmente, em qualquer outro lugar, mas sempre na reunião com irmãos e irmãs.

5. Quem batiza?

O pastor, a pastora ou um membro incumbido РO sacramento do batismo é ministrado pelo pastor ou pela pastora da comunidade do batizando. Esta função pode ser delegada a outros obreiros e obreiras ou a um membro da comunidade, devidamente incumbido. Em caso de emergência qualquer pessoa cristã pode batizar, observada a presente ordem. Também tal batismo deve ser inscrito no registro batismal e a criança, em caso de restabelecimento, ser apresentada em culto à comunidade.

6. Como realizamos o batismo?

Conforme a ordem de Jesus Cristo РPela mensagem bíblica conscientizamo-nos da ordem do Cristo ressurreto de fazer discípulos, lembrando-nos de sua promessa de estar sempre conosco. Deus aceita a pessoa batizada como herdeira da vida eterna, e compromete a comunidade a acolhê-la e valorizá-la como membro. Com simples água e bênção РMencionamos seu nome e a batizamos, com água simples, em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Impomos nossas mãos, durante a oração pela bênção, para que Deus a tenha em suas mãos e use nossas mãos para acompanhá-la em seus caminhos.

7. Quem pode ser padrinho ou madrinha?

Quem √© exemplo na f√© – Pode assumir a fun√ß√£o de padrinho ou madrinha quem foi batizado e professou sua f√©, quem vive confiante no trino Deus, participa em sua comunidade e quem tem condi√ß√Ķes de orientar e apoiar a pessoa batizada na vida e na f√© evang√©lica.¬†√Č desej√°vel que pelo menos a metade dos padrinhos e das madrinhas seja da IECLB.

8. Como pai, mãe, padrinhos e madrinhas desempenham sua função?

Introduzem a pessoa batizada na fé РConfessam sua fé em Cristo; comprometem-se em auxiliar a pessoa batizada na vivência desta fé, introduzindo-a na mensagem bíblica, incentivando-a a confiar, a crer e a amar, e preparando-a para colocar seus dons a serviço. Tudo isto através do seu testemunho e seu exemplo pessoal.

9. Por que o diálogo pré-batismal?

Necessitamos de preparo РO diálogo, antes do batismo, no encontro com os pais, padrinhos e madrinhas, visa prepará-los para sua missão, a fim de que sejam conscientes em sua ação.

10. Que é a bênção à mãe ou aos pais?

Bênção é dádiva e compromisso РCom a imposição das mãos abençoamos, em nome de Deus, a mãe e o pai da criança. A bênção os compromete a serem pai e mãe responsáveis e os lembra de que podem contar com Deus, seu auxílio e sua proteção.

11. Quando pode ser negado o batismo?

Quando há falta de sinceridade na fé РO presbitério com o pastor ou a pastora podem negar a realização do batismo, quando este grande dom de Deus é menosprezado por pessoas ignorantes, indiferentes, incrédulas ou que não participam da vida comunitária, fazendo do batismo um mero costume.

12. Pode o batismo ser repetido?

√Č realizado uma s√≥ vez na vida – Por causa da fidelidade e santidade de Deus, o batismo realizado conforme a presente ordem, acontece uma s√≥ vez na vida.¬†Devemos, no entanto, viver o batismo diariamente.¬†Mediante o arrependimento Deus afoga em n√≥s o pecado e atrav√©s do perd√£o nos faz ressurgir para uma nova vida de f√© e amor.

(Fonte: “NOSSA F√Č – NOSSA VIDA)

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress