M√ļsica

CORAL LUTERANO
Creio, logo canto!
O coro é o mais antigo entre os grandes agentes sonoros coletivos.
Documentos do antigo Egito e da Mesopot√Ęmia revelam-nos a exist√™ncia de uma pr√°tica coral ligada aos cultos religiosos e dan√ßas sagradas. O coral crist√£o nasceu nas catacumbas romanas. Em 54 dC o ap√≥stolo Pedro chegou a Roma trazendo do Oriente estranhas melodias de triste beleza e casto entusiasmo, estritamente ligadas aos c√Ęnticos sagrados dos judeus.
Lutero (1483-1546), frade agostiniano, era tamb√©m m√ļsico e percebeu que, por meio do canto coral, poderia propagar por toda a Alemanha, melodias populares e o canto gregoriano, com o repert√≥rio da l√≠ngua alem√£, com o objetivo de os fi√©is entenderem o que estava sendo cantado e compreenderem bem o que diziam.
Um coral, portanto, consiste na reunião de um grupo de pessoas com  o objetivo comum РCANTAR -, e que envolve principalmente a aprendizagem, a satisfação pessoal e a transmissão de uma mensagem.
Desde os primórdios da fundação de nossa Comunidade, alguns membros  esporadicamente se reuniam  para cantar, no intuito de participar nos cultos e em outros eventos. Entretanto, o coral firmou-se somente a partir de 1984, por meio da ação motivadora do Pastor Walter Dörr, convidando membros para participarem de um duradouro e verdadeiro Coral. O Coral teve continuidade com a participação da maestrina Luzalva, seguida pelos regentes Doroti Kuwer e Josias Leite da Silva, até o falecimento deste em agosto de 1999. Nesse período também houve colaboração da coralista Ursula Marzall.
A partir do ano 2000, a Comunidade contratou o maestro Wander de Oliveira para assumir a regência do Coral, estando ele até a presente data conosco.
O Coral conta com m√©dia de 25/30 coralistas, e tem como grande objetivo prestar louvor a Deus por meio da beleza da m√ļsica, levando a todos mensagens de paz, harmonia e amor. √Č um trabalho abnegado de pessoas envolvidas que, ao lado de muitas outras tarefas, dedicam seu tempo e dons a servi√ßo da Igreja.
O Coral Luterano participa das datas especiais da Comunidade РPáscoa, Dia de Ação de Graças, Dia da Reforma -, e apresenta anualmente a tradicional CANTATA DE NATAL.
Como miss√£o e evangeliza√ß√£o, o Coral tamb√©m j√° participou de eventos fora do √Ęmbito da Comunidade. Destacam-se as apresenta√ß√Ķes em Formosa e Goi√Ęnia-GO, Barreiras-BA, Palmas-TO, e viagem √†s cidades mineiras de Te√≥filo Otoni e Uberl√Ęndia-MG. ¬†Igualmente, por ocasi√£o das festividades natalinas, o Coral j√° se apresentou na Rodovi√°ria do Plano Piloto, no Conjunto Nacional e em alguns Blocos Residenciais da Asa Sul.
Os ensaios do Coral acontecem no templo às 4ªs feiras, das 19h45 às 21h30.
Todos s√£o convidados a participar!

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress