Convidamos todos a vivenciarem a Páscoa de forma diferente!
A Páscoa é a principal festa da Igreja. Ela foi por muito tempo a única festa dos cristãos. É quando os cristãos celebram a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Para celebrar a Páscoa as comunidades cristãs moldaram no século IV uma celebração que durava três dias: o Tríduo Pascal.
Cada uma das celebrações do Tríduo Pascal tem características bem próprias. O culto da 5ª feira da Paixão é mais do que uma recordação da última ceia de Jesus com seus discípulos. Ele tematiza o que Jesus disse e fez nas últimas horas de vida. Como visualização do mandamento do amor, neste culto é dramatizado o rito do lava pés e celebra-se a Santa Ceia, recordando a última ceia do Senhor. Ao fim do culto a igreja é desnudada de seus paramentos e símbolos.
Na 6ª feira da Paixão, é realizado o Ofício das Trevas, marcado pela reflexão sobre a morte violenta que sofreu o Senhor. É um dia de meditação, de luto e jejum. As luzes são apagadas. A cruz e a coroa de espinhos são introduzidas no culto. É um culto na escuridão e com muito espaço para o silêncio e a reflexão.
O Tríduo culmina no domingo de Páscoa, com alvorada e celebração da Ressurreição de nosso Senhor, proporcionando uma reapropriação da essência da fé cristã, a Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo! A melhor forma de fazer esta reapropriação é vivenciando a grande passagem de Jesus Cristo da morte para vida.
Na CECLB celebraremos o Tríduo com a seguinte programação:
29/03 – 5ª FEIRA DA PAIXÃO – 20h
Lava-pés e Santa Ceia | Local: Templo
30/03 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO – 20h
Ofício das Trevas | Local: Templo
31/03 – SÁBADO DA PAIXÃO – 22h a 0h
Vigília de Páscoa da JE| Local: Templo
1º/04 – DOMINGO DE PÁSCOA – 9h30
Culto da Páscoa com Santa Ceia e participação do Coral
Local: Templo
Comentário