CONVITE РApresenta̤̣o do Coral da UnB

20
Jun
Publicado em: Eventos por


Domingo, 22/06, 20h
no templo da CECLB

REPERTÓRIO:

O Magnum Mysterium
Tomás Luis de Victoria

Eli, Eli
G. Bardós

Anima Christi
Jandi Aboleda

O schöne nacht
Johannes Brahms Op.92 Nº1

Hold on
Spiritual

Canción con todos
A Tejada Gomes

Joshua fit the beatle of Jerichó – Spiritual

Isto aqui o que é
Ari Barroso/ Arr. Eduardo Dias Carvalho

Coral da Universidade de Brasília

O Coral

Criado em março de 1981 por membros do departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB), entre eles os professores Orlando Leite, David Junker e Frederico Brasiliense, o Coral da UnB é formado por alunos, ex-alunos, professores e servidores da comunidade acadêmica, bem como por pessoas da comunidade em geral.
O Coral fez sua primeira apresentação no dia 18 de maio de 1981, e no mesmo ano já participava da apresentação do oratório “Paulus” de Mendelssohn, sob a regência de Gerard Kegelmann. Ainda em 1981 seus integrantes estiveram à frente da criação da já tradicional Serenata de Natal da UnB.
O repertório do coro foi enriquecido desde 1982 com músicas estrangeiras de diferentes estilos, da Renascença ao Contemporâneo Brasileiro, uma marca que distingue o trabalho do coro até hoje.
Atualmente o grupo tem 36 integrantes e, desde 2001 é regido pelo maestro e professor da Escola de Música de Brasília Éder Camúzis. O Coral conta com o apoio da pianista correpetidora Duly Mittelstedt e com a preparação vocal de André Vidal.
O Coral da UnB Já participou de diversos eventos – operetas, cantatas cênicas, shows, concertos, festivais e concursos, no Brasil e é conhecido internacionalmente por ter participado de apresentações em vários países e de importantes concursos e festivais internacionais onde conquistou relevantes premiações e reconhecimento da crítica.
Algumas láureas obtidas pelo Coral da UnB:
1983 Finalista no 8º Festival Internacional de Coros de Porto Alegre – RS
1984 e 1986 Primeiro lugar no Concurso de Corais da Cidade do Rio de Janeiro
1992 Finalista no XXI Floriège Vocal de Tours/França
1997 Primeiro lugar de “Música Popular para Coros Mistos” no XV Festival Internacional de Música de Cantonigròs – Catalunha/Espanha
2000 Duplo terceiro lugar no 3º Internationaler Chorwettbewerb, nas competições “Música Popular” e “Coros Mistos” – Miltenberg-Elsenfeld/Alemanha
Participação em festivais internacionais não-competitivos:
2005 XXII Cantapueblo”Tributo al Tango” – Mendozza Argentina e Vinã Del Mar/Chile
2007 XXIX Festival Internacional de Coros da la Ciudad de Guayaquil/Equador
2008 Festival Internacional de Ensembles Corales – Montevideo/Uruguai
2009 14ème Festival Choral Internacional en Provence – Provence/França
2011 3ème Festival Choral Internacional en Aveyron – Aveyron/França
2013 VIII Festival Internazionale de Música Corale – Roma/Itália
Dentre os muitos lugares que o Coral da UnB apresentou-se na Itália, destaca-se a Missa na Basílica de São Pedro no dia 22 de julho de 2013.
Recentemente no dia 18 de outubro de 2013, o Coral da UnB foi declarado “Patrimônio Imaterial e Cultural do DF” através da Lei distrital 5.155.

O Maestro

O maestro Éder Camúzis é pós-graduado em Regência Coral pela Universidade de Brasília. Graduou-se em Música pela Faculdade de Artes. Estudou Canto e participou das classes de regência de vários Cursos Internacionais de Verão da Escola de Musica de Brasília – Civebra. Foi professor de regência coral e regente do grande coro em várias edições daquele curso Internacional.
Leciona no CEP/Escola de música de Brasília, desde 1992. Rege o Madrigal de Brasília e o Coro Feminino Cantares ambos da Escola de música de Brasília, Coral Vozes da TV Globo – Brasília e o Coral da UnB.
Em 2008, conduziu o Madrigal de Brasília em tournée pela Polônia quando recebeu o Diploma de Ouro no IV Festival Internacional de Coros Mundus Cantat e participou do júri do 39º Festival Internacional de Coros Legnica Cantat, também na Polônia.
Em 2009 e 2011, conduziu o Coral da UnB nos Festivais Internacionais de Coros Les Ensembles Polyphoniques en Provence e Aveyron, na França, e em 2013 no VIII Festival Intenazionale de Música Corale, Região do Lazzio, Roma e Cidade do Vaticano.
Em 2010, liderou o Madrigal de Brasília no Festival Concordia Vocis, Cagliari e no Concorso Polifonico Guido D’Arezzo, Arezzo, Itália, conquistando o primeiro lugar na categoria música popular/folclórica pelo júri técnico e popular.
Diretoria Coral da Universidade de Brasília
Marcelo Tristão de Macedo – Diretor Presidente
Eliane Maria Sommer Timm – Diretora de Relações Institucionais
Leonardo Ribeiro Camargos – Diretor Administrativo
Jorge de Maya Vianna – Diretor Financeiro


Deixe um comentário

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress